A estratégia pedagógica do curso se desenvolve com foco em princípios orientadores articulados em três eixos: o epistemológico, o técnico e o político. O eixo epistemológico toma como base o ato de conhecer e o questiona, criticamente, tendo como ideia estruturante a capacidade humana de construir relações (Piaget, 1987), por meio de atos cognitivos como a observação, a comparação, a classificação, a análise, o entendimento, a busca, dentre outros, estimulada a partir de problemas concretos, atitude crítica e postura autônoma (Freire, 1987). O eixo técnico se ancora nos conceitos de práticas de saúde (Paim, 2003), campo (Bourdieu, 1997) e ação comunicativa orientada para o entendimento e a argumentação competente (Habermas, 1984; 1989). Enquanto o eixo político parte da concepção de sujeito do conhecimento, desenvolvida por Mário Testa (2005), no sentido de buscar integrar pensamento, reflexão e ação, de forma coerente e livre, mas compromissada, de tal maneira a reunir, em um projeto único e coerente, o privado e público, o individual e o coletivo, o técnico e o ideológico.

Com base nesses princípios teóricos, e na experiência prática desenvolvida na graduação, extensão e na pós-graduação (mestrado acadêmico, no qual se somam experiências de 17 anos de atividade), tem sido construído um projeto pedagógico que procura articular, cotidianamente, as ações de pesquisa, ensino e intervenção.

As experiências como, por exemplo, o programa de bolsa de iniciação científica, Programa de Educação Tutorial (PET) e estágio docência, que articulam a pós-graduação, graduação e extensão, como o Programa de Educação Tutorial (PET), têm ajudado na formação profissionais em sintonia com os propósitos de integração das práticas profissionais com os projetos de pesquisa e com os modelos de cuidado e gestão requeridos pelo SUS. Essas ações desenvolvem-se com base no pressuposto de que não é possível falar de transformação de sujeitos e consciência cidadã, sem um projeto político que vise a transformação das práticas a partir da graduação, ou mesmo antes. Assim, os docentes e pesquisadores que pretendemos formar serão estimulados a desenvolver atividades com bolsistas de iniciação científica, em projetos coordenados por orientadores comuns, ou de um mesmo núcleo de pesquisa e a se organizar transversalmente em projetos coletivos, onde um mesmo objeto pode ser pesquisado com o uso de metodologias e disciplinas diferentes. Este novo modus operandi, características das atividades desenvolvidas nos últimos anos no PPGSC, tem trazido vários benefícios como a otimização de recursos materiais e humanos, aprovação de financiamentos por diversas agências de fomento, articulação dos projetos em subprojetos, com responsabilidade dividida em equipes distintas, incentivo a um novo diálogo entre os pesquisadores com instituições externas, e entre si, com vistas a superar formações muito distintas e construir uma unidade na diversidade.

A proposta de criação do doutorado em saúde busca fortalecer esses pontos positivos e contribuir para formação de doutores críticos, com vínculos e compromissos efetivos para a solução dos problemas enfrentados pelas populações e nos contextos nos quais nos inserimos.

Com base nesses pressupostos que sustentam a proposta do doutorado articula-se um conjunto de disciplinas e atividades obrigatórias e complementares. As disciplinas e atividades do doutorado serão estruturadas em:

  • Núcleo básico de disciplinas obrigatórias;
  • Núcleo básico de disciplinas optativas;
  • Disciplinas de formação complementar;
  • Atividades obrigatórias.

As disciplinas de cada núcleo de formação estão especificadas nos Quadros 1, 2, 3 e 4, incluindo o detalhamento de número de créditos, carga horária e docente responsável.

Quadro 1 – Relação do Núcleo Básico de Disciplinas Obrigatórias

DisciplinaCréditosCHDocentes
Epidemiologia0460Edna Maria de Araújo
Isaac Suzart Gomes Filho
Estado, População e Políticas Públicas0230Marluce Maria Araújo Assis
Epistemologia e Metodologia da Pesquisa Social em Saúde0460Thereza Christina Bahia Coelho
Seminários Avançados em Teoria Epidemiológica0230Tania Maria de Araújo
Fernando Carvalho
Seminários Avançados em Metodologia Epidemiológica0230Isaac Suzart Gomes Filho
Tópicos Avançados em Saúde Coletiva0230Thereza Christina Bahia Coelho          Jairnilson da Silva Paim

Total: 16 créditos

Quadro 2 – Relação do Núcleo Básico de Disciplinas Optativas

DisciplinaCréditosCHDocentes
Análise de Dados Epidemiológicos I0345Tânia Maria de Araújo
Análise de Dados Epidemiológicos II0230Carlos Alberto Lima da Silva
Bioética0230Carlito Lopes Nascimento Sobrinho
Bioestatística0345José de Bessa Junior
Ynara Bosco de Oliveira Lima Arsati
Epidemiologia Social0230Tânia Maria de Araújo
Saulo Vasconcelos Rocha
Gestão em Sistemas de Saúde0345Thereza Christina Bahia Coelho
Oficina de Análise e Redação de Artigos0345Maria Conceição Oliveira Costa
Planejamento e Programação em Saúde0230Maria Lúcia Silva Servo
Saúde, Cultura e Sociedade0345Thereza Christina Bahia Coelho

Total: 18 créditos

Quadro 3 – Relação das Disciplinas de Formação Complementar

DisciplinaCréditosCHDocentes
Análise de Dados Qualitativos em Saúde0345Maria Ângela Alves Nascimento
Epidemiologia das Doenças Bucais0230Valéria  Souza Freitas
Ynara Bosco de Oliveira Lima Arsati
Pesquisa Qualitativa em Saúde0345Marluce Maria Araújo Assis
Saúde da Criança e do Adolescente0230Maria Conceição Oliveira Costa
Tópicos Especiais em Saúde do Trabalhador0230Isaac Suzart Gomes Filho

Total: 06 créditos

Quadro 4 – Relação das Atividades Obrigatórias

AtividadeCréditosDocentes
Estágio DocênciaRosely Cabral de Carvalho
Seminários Avançados em Saúde ColetivaIsaac Suzart Gomes Filho
Pesquisa Orientada04Maria Conceição Oliveira Costa
Exame de QualificaçãoValéria Souza Freitas

Total dos Créditos: 41 créditos de disciplina + 4 créditos de Pesquisa Orientada = 45 créditos